Pessoal,
Em uma lista de discussões que participo chegou a seguinte pergunta, resumindo:
Sabemos que as certificações em TI de fato são importantes e fazem a diferença. Porém, qual o real valor de se ter uma segunda certificação, sendo esta, no mesmo nível?
Isto é, se você é CCNP, por que fazer um CCIP?
Se você é CCIE, por que fazer outro CCIE?
Eis minha resposta:
Pessoal,
Acho que o termo correto não chega nem a ser certificações secundárias, mas sim complementares.
Quando alguém vem me perguntar qual o melhor caminho para seguir nas certificações da Cisco, sou inflexível quando cito as duas primeiras etapas: CCNA e CCNP.
Isso, acredito que todos vão concordar, é a base de tudo. Nenhum profissional pode ser especialista em Unified Communications ou Segurança, por exemplo, se não tem conhecimentos sólidos em Routing & Switching. Como mapear um ataque ou um problema de one-way audio numa rede incluindo WAN se o profissional não sabe trabalhar com OSPF, por exemplo?
No nível Professional, não tenho dúvidas que duas certificações é o ideal: CCNP mais a tecnologia que agrade o profissional (CCDP, CCVP, CCIP, CCSP).
Quanto ao nível Expert, creio que estamos chegando à mesma equação. Sinceramente, discordo que ter 1 ou 2 CCIEs é a mesma coisa. Um profissional com Double CCIE (ou mais) é mais bem pago, sem dúvidas, além de ter um prestígio maior. Para a empresa realmente não agrega muito, pois ele continua contando apenas como um Profissional Expert, porém para o Currículo vale muito mais e o retorno é muito rápido. Em 3 meses é possível reaver o investimento com passagens internacionais, hotel e a prova em si, além de integradoras de médio porte se "estapearem" pelo profissional.
Resumindo, vale a pena um profissional ter conhecimentos sólidos em Routing & Switching (CCNP e CCIE R&S) e ser especialista em alguma tecnologia como segurança, UC, Wireless, Datacenter, etc.
Abraços!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário