domingo, 22 de novembro de 2009

Communications Manager: Single Number Reach

Olá pessoal!

Uma das features mais úteis inseridas nas novas versões do Communications Manager, na minha opinião, é o Single Number Reach.

Quantos cartões de visitas tiveram que ser refeitos por você ter mudado de celular (hoje bem menos, devido à portabilidade)? Quantas chamadas importantes pode ter deixado de atender porque não estava no escritório?

Podemos colocar vários casos aqui e chegaremos a esta pergunta: não seria ótimo ter apenas um número de contato, onde poderia ser encontrado sempre?

Seguindo esta linha de raciocínio, nasceu o Single Number Reach.

Sua proposta funcional, como já adiantei: permitir que o usuário use apenas um número como contato. Este número pode levar ao seu celular, à casa da sua sogra (sim, você terá que atender uma ligação do trabalho quando passar o final de semana por lá), assim como no hotel em Cancun (é, pode atender lá também!).

E o melhor de tudo: para quem liga, é exatamente como se você estivesse no escritório. Como? Através de códigos programados no Communications Manager, você coloca a chamada em espera e o contato ouve a gravação da empresa, pode fazer conferências, transferências, tudo utilizando a infraestrutura da sua empresa.

Se você estiver voltando do almoço, com a chamada atendida no celular, pode falar normalmente com o seu contato e (PASMEM!!) ao sentar na sua cadeira não precisa dizer o convencional "te ligo em 1 minuto". Você simplesmente pressionará um botão no seu IP Phone e a chamada continuará nele, desligando o celular, sem interrupções.

Explendido não é? Eu pelo menos acho!! =P

Proposta técnica: a chamada entra normalmente no Communications Manager e, diferentemente de um simples call-forward, onde somente um call leg é mantido, são criados dois call legs. Um vai para o seu destino remoto e outro continua no IP Phone (que apresenta a mensagem "Remoto em Uso").

Simples, não?

Confesso que as vezes os engenheiros da Cisco me deixam com o seguinte pensamento: "Por que não criaram isso dois anos atrás, quando o cliente me pediu e falei que era impossível?"

Pois é, essa é a vida de Consultor!

Nos próximos dias postarei um vídeo com a configuração e exemplo de uso do Single Number Reach.

Aguardem!!!


Abraços!

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